Quase 500 mil pessoas morrem anualmente no mundo devido ao consumo de narcóticos ilegais, entre sobredoses e outros problemas associados, segundo a OMS.

Onde buscar ajuda

Por meio de uma Rede de Atenção é possível dispor de uma série de serviços públicos e privados que se dedicam ao tratamento e a outras modalidades de assistência a pessoas com problemas decorrentes do consumo de substâncias psicoativas.

 

Acolher – Um Recomeço: Núcleo de Atenção ao Dependente Químico.

O Núcleo Acolher oferece o acesso às famílias, a recuperação do dependente químico, por meio de atendimento e orientação especializada, bem como inclusão nos grupos de ajuda – mútua, articulação dos serviços públicos, a fim de possibilitar a reinserção social. Destina-se às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social em decorrência ao uso indevido de drogas.

 

Observatório Tocantinense sobre Drogas

O Observatório Tocantinense sobre Drogas (OTID) tem como missão a constituição de um espaço permanente de discussão que seja capaz de disponibilizar de modo sistemático e crítico os diversos tipos de informações relacionados ao consumo de substâncias psicoativas (SPAs) no âmbito do Estado do Tocantins, tendo a democratização da informação como um de seus princípios fundamentais. Conheça mais sobre o OTID: http://otid.to.gov.br/

 

Centros de Atenção Psicossocial – CAPS

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços de saúde municipais, abertos, comunitários que oferecem atendimento diário. O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

 

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal que é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, com matricialidade sócio familiar e que organiza a vigilância social em sua área de abrangência.

 

Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é um equipamento público e estatal responsável pela oferta do serviço de proteção e atendimento especializado às famílias e indivíduos e pela articulação da rede socioassistencial de proteção social especial.

Site desenvolvido pela Web SECOM